A Zona 30 do centro de Porto Alegre (com limite de 30 km/h para os veículos) começou na segunda-feira a ganhar faixas exclusivas para pedestres no asfalto utilizado pelos carros - espaço que já foi batizado de "pedestrovia". A medida é temporária, começou pela Rua Doutor Flores e se estenderá às ruas Vigário José Inácio e Marechal Floriano Peixoto.
A partir do ano que vem, as calçadas das três ruas deverão começar a ser alargadas. Um financiamento para as obras está sendo buscado pela prefeitura, segundo a diretora de Planejamento de Trânsito e Transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria Cristina Molina Ladeira. Ela destaca que na região já estão sendo implementadas iniciativas de traffic calming - que prioriza pedestres.
- Se optou por implantar um projeto piloto nessa área para verificarmos as vantagens e algumas adversidades. Há várias coisas para serem feitas na região. Já implantamos uma ilha junto à Praça Otávio Rocha, reduzindo o espaço da travessia do pedestre para dar mais conforto a ele. Na Praça XV com a Marechal Floriano estamos elevando o passeio. São várias medidas dentro da Zona 30. Temos tido boas manifestações dos pedestres, e os comerciantes também têm muito a ganhar porque, como a calçada é muito estreita, as pessoas não conseguiam nem parar nas vitrines - explicou Maria Cristina.
Coordenador do programa Viva o Centro e secretário-adjunto do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Glênio Bohrer ressaltou que, apesar de não haver registro de acidentes no local, carros e pedestres "convivem em um acordo tácito" pela ocupação dos espaços. Com a "pedestrovia", começa a ser organizada a circulação.
- Para fazer na Marechal Floriano é preciso antes concluir as obras na Praça XV. Na Vigário, não há prazo, mas pode ocorrer em breve - salientou Bohrer.
As medidas foram definidas em um grupo de trabalho do qual participa a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade). Integrante da Mobicidade, Marcelo Guidoux Kalil defende a solução encontrada:
- Temporariamente é o melhor porque dá uma segurança para os pedestres, já que muita gente andava no meio da rua. Isso já foi feito em muitas cidades, como em Nova York, na Times Square. É uma maneira barata e rápida de se fazer (uma via exclusiva para pedestres).