Duas árvores foram as primeiras a serem podadas no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, em uma ação que abrangerá mais de cem vegetais para melhorar a segurança do local. As podas ocorreram na semana passada, e as extremidades dos galhos cortados foram pintadas com uma tinta verde. Trata-se de tinta comum, e a pintura serve para evitar que a água da chuva penetre no galho recém-podado e aumente as chances de apodrecimento da planta.
Rota de fuga de bandidos, como os que mataram um funcionário do Shopping Praia de Belas, em março, o Parque Marinha do Brasil é tomado pela escuridão à noite, problema que será combatido com um novo sistema de iluminação, que está 70% instalado - serão 419 pontos de luz com potências de 150 e 250 watts. No entanto, será preciso fazer as podas para melhorar a visibilidade, conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
As podas prosseguirão por mais dois meses. Cinco servidores têm operado uma motosserra diariamente, além de uma máquina trituradora para quebrar os galhos. Depois de triturados, os resíduos são transformados em adubo, informou a Smam.