Para diferenciar o cotidiano da sala de aula, de todos fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo, as professoras Ana Rauta e Gisele Giacomin propuseram a docência compartilhada com as turmas do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert, em São Leopoldo.
O projeto surgiu a partir da experiência que as professoras realizaram com as turmas do primeiro ano, com encontros semanais ao longo de 2014. A iniciativa foi aprovada pela direção e pela Secretaria de Educação. Desde o início de 2015 as duas atendem 50 estudantes na maior sala da instituição.
Para realizar o trabalho, a turma foi dividida em cinco grupos que percorrem um circuito com cinco estações de trabalho. Uma delas é com colchonetes no chão, onde as crianças podem sentar para fazer a leitura de gibis e livros. Entre as atividades realizadas com os alunos estão a leitura ou atividade coletiva, álbum de férias, quando contam o que fizeram e se observa a oralidade, ordem dos fatos e escrita.
- Exploramos atividades diferenciadas e planejamos as propostas de trabalho. Esta dinâmica oportuniza que os objetivos sejam atingidos respeitando o nível de aprendizagem dos alunos, pois eles têm ritmos diferentes - salienta Ana.
Para manter a turma organizada elas contam com a utilização da música no ambiente. Kauan Kelsch, 7 anos, gosta do álbum de férias e ressaltou que fez muitas amizades neste ano.
- Eu gosto de copiar no caderno e ter duas professoras na sala é bem legal - afirma a estudante Eduarda Oliveira da Silva, 7 anos.
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Educação
Professoras criam projeto de aula compartilhada em escola de São Leopoldo
A turma foi dividida em cinco grupos que percorrem um circuito com cinco estações de trabalho
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