Com a aprovação, pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), de todas as licenças para a instalação do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, as obras estão liberadas. As modificações internas no prédio localizado na Avenida Assis Brasil, 1.889, na Zona Norte, devem começar no mês que vem, depois de uma série de atrasos nas previsões de conclusão.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A atual previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2016, mas poderá ser antecipada. Assim que o espaço estiver pronto, poderão começar a ser realizadas as entrevistas para concessão de vistos para os Estados Unidos. O consulado terá 8 mil metros quadrados, área construída considerada a maior entre os demais espaços consulares do país.
O consulado na Capital
- Avenida Assis Brasil, 1.889, bairro Passo D'Areia.
- 8 mil metros quadrados de área construída.
- 90 vagas de estacionamento coberto.
- Cem funcionários, entre brasileiros e americanos.
Visto facilitado
- A previsão é emitir entre 500 e mil vistos por dia na Capital.
- Os EUA tiveram consulado no RS de 1918 a 1996, quando eram liberados 100 vistos diariamente.
- A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) estima um aumento de 20% no número de vistos para gaúchos, com base em desistências registradas pelos operadores por conta da despesa extra gerada pelo visto.
- No ano passado, o número de turistas brasileiros nos Estados Unidos chegou a 1,8 milhão, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio americano.
- A taxa de rejeição de vistos para brasileiros foi de 3,8%. Países que conseguem reduzir o percentual de rejeição para menos de 3% são incluídos nos programas de dispensa da autorização.