Após de mais de um ano parada, a obra na ciclovia da Ipiranga foi retomada nesta quarta-feira em um trecho isolado da parte já executada, que liga a Avenida Edvaldo Pereira Paiva à Rua Silva Só. A previsão da prefeitura é de que os 9,4 km de faixa exclusiva, que começaram a ser construídos em 2011, sejam entregues até o fim do ano.
O trecho de 1,5 mil metros entre as ruas Cristiano Fischer e Félix Contreiras, que troca de lado na altura da Rua Frei Germano, está demarcado com estacas. Parte do gramado já foi retirada para virar a base da faixa exclusiva, que será pavimentada e sinalizada. O meio-fio no local está recebendo reforço para impedir o acesso de outros veículos à ciclovia.
Conforme o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, a obra é uma antecipação de contrapartida de um empreendimento da Goldsztein Cyrella, fruto de um acordo entre poder público e empresa para conseguir finalizar a ciclovia, uma das mais antigas da Capital. O trajeto em obras, porém, não se conecta com a parte já concluída da ciclovia.
Nomeações atrasam início do Fundo Cicloviário de Porto Alegre
Ainda segundo Cappellari, outros acordos estão sendo firmados para antecipar a execução das três partes que faltam no quebra-cabeças da faixa exclusiva da Ipiranga: Silva Só - Salvador França, Salvador França - Cristiano Fischer e Félix Contreiras - Antônio de Carvalho. Em circunstâncias normais, os empreendedores têm até 60 dias antes da retirada do Habite-se para entregar as contrapartidas.
- Até o fim do ano, vamos concluir toda ela. Mas, para esse trecho, não vou dar prazo. Agora vem o inverno, as chuvas - disse.
As partes restantes da ciclovia da Ipiranga devem vir com melhorias em relação ao que já foi entregue pela prefeitura. A principal delas é a mudança no pavimento, que não receberá a tinta vermelha usada em várias ciclovias da Capital e criticada pelos cicloativistas por tornar a pista escorregadia em dias de chuva.
A obra no trecho Cristiano Fischer - Félix Contreiras, assim como nos que faltam, será executada pela empreiteira Procon. A empresa foi a responsável pela ciclovia da Erico Verissimo, entregue pela prefeitura no fim de março.
Ciclovia da Ipiranga
- Quando concluída, a ciclovia deve chegar a 9,4 quilômetros, ligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho
- A ciclovia começou a ser construída em 2011, e seu primeiro trecho, de pouco mais de 400 metros, foi inaugurado no ano seguinte
- A obra avançou até 2,8 quilômetros, mas, com sua retomada condicionada à liberação de empreendimentos comerciais, está emperrada desde fevereiro de 2014
- O novo prazo da prefeitura para a entrega da ciclovia é no fim de 2015
*ZERO HORA