Centenas de devotos participaram da 61ª Festa em Honra à Nossa Senhora do Trabalho, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira. Depois da procissão, houve missa campal e a bênção das carteiras de trabalho, momento mais esperado pelos devotos.
Entre os fiéis mais fervorosos estava a cozinheira desempregada Teresinha Conceição Moraes Baptista, 65 anos, do Bairro Bom Jesus. De joelhos e com três carteiras de trabalho nas mãos, ela pedia ajuda à santa para conseguir emprego, a procura por uma nova ocupação já dura um ano, dar um trabalho ao filho, gestor ambiental sem emprego há um ano, e ao marido, aposentado como funcionário público e que procura alguma função para ajudar nas despesas da família.
- Estou desesperada. Meu filho precisa criar três filhas e eu preciso ajudar ele. Não me querem mais por conta da minha idade, mas sou cozinheira e doceira de mão cheia. Preciso de trabalho - dizia, emocionada, enquanto tentava alcançar as carteiras à mão da imagem de Nossa Senhora, ao final da missa.
Devotos prestigiam imagem de Nossa Senhora do Trabalho na Redenção
Carteiras abençoadas
As celebrações da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho começaram ainda em abril. Durante a novena dos devotos, foram arrecadados 480 quilos de alimentos que serão distribuídos a famílias carentes da Zona Norte da Capital. A festa de hoje segue durante o dia, com visitação à igreja e quermesse.
Pelo menos 3 mil pessoas participaram da missa campal, celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Leomar Brustolin, e pelo padre da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho. Ao final da celebração, os fiéis tiveram as carteiras abençoadas. Mesmo com duas úlceras na perna esquerda e se recuperando de um acidente vascular cerebral (AVC), a diarista Eliane Mayer, 51 anos, fez questão de participar pela 45ª vez da festa. Moradora do bairro e devota da santa, Eliane levou as carteiras de trabalho de parentes desempregados para serem abençoadas.
- Já recebi muitas graças da santinha. Mesmo usando esta muleta temporária, não poderia deixar de comparecer - afirmou.
A história de Nossa Senhora do Trabalho
A primeira festa em honra à Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.
A 61ª Festa em Honra a Nossa Senhora do Trabalho está inserida no calendário oficial da prefeitura de Porto Alegre e é uma realização dos fiéis da Igreja Católica.
Confira todas as notícias do jornal
Curta a página do jornal no Facebook
Teresinha pediu ajuda à santa
Foto: Tadeu Vilani
Multidão pediu bênção à santa
Foto: Tadeu Vilani