A vereadora do PMDB, Lourdes Sprenger, é autora de um polêmico projeto que tramita na Câmara: dar descontos progressivos no imposto sobre imóveis para quem adotar animais em Porto Alegre. O programa Timeline, da Rádio Gaúcha, convidou a vereadora para discutir os detalhes da proposta, que reduziria a arrecadação do município. Para ela, a compensação no IPTU será dada pela redução nas despesas dos canis municipais.
Projeto de lei propõe que prefeitura resgate animais de rua
Prefeitura de Cachoeirinha apresenta Samu para animais
Cãozinho deficiente encontrado no lixo recebe cadeira de rodas canina
- As pessoas teriam, por um período a ser definido pelo município, um desconto de até 20%. Nós cobramos resgate de animais, mas também devemos auxiliar o poder público a ter menos animais alojados e assim reduzir o custo para o município também.
Há uma rede de contatos pelas redes sociais, de pessoas que denunciam os animais mal cuidados. E a fiscalização pelo município dos adotados não seria deixada de lado, segundo a vereadora. Isso para evitar que alguém realize o ato com interesse apenas no desconto, vindo a maltratar ou abandonar logo em seguida.
- Teria que ter um termo de adoção. Como nós cuidamos dos animais, analisamos o ambiente e o adotante. Também fazemos visitas eventuais, uma seleção e, além disso, confiamos nas pessoas. Tem muito mais gente do bem do que do mal - afirmou Lourdes Sprenger.
Segundo ela, há em torno de 200 a 250 animais no alojamento municipal hoje.
Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia analisou outro projeto polêmico, que visa proibir o sacrifício de animais em rituais religiosos. A maioria dos parlamentares votou pela inconstitucionalidade da proposta da deputada Regina Becker Fortunati, mas um pedido de vista, para ter mais tempo de análise, cancelou a votação.
Ouça a entrevista completa:
*Rádio Gaúcha