Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Faz quatro semanas que um grupo de esportistas treina às escuras em Porto Alegre para a competição de Iron Man. O trajeto, percorrido de bicicleta a partir das 5h, passa pelo Viaduto Abdias do Nascimento, na Avenida Pinheiro Borda, e pela Avenida Beira-Rio. Cada pedalada é como um tiro no escuro do início da manhã na Capital: ninguém consegue ver se à frente existe um buraco para engolir a roda de alguma bicicleta. O breu se formou porque os equipamentos de iluminação do viaduto foram furtados.
O grupo, formado por 12 pessoas, percorre de bicicleta entre 50 e 60 quilômetros nas terças e quintas-feiras, preparando-se para o torneio em Florianópolis, marcado para 31 de maio deste ano. Além do receio de sofrer um tombo, estragando ainda mais o planejamento para o Iron Man, também há o risco de assalto e de atropelamento na região.
- A gente está sem nenhuma segurança ali. O lugar ficou extremamente propício para assaltos - disse o cinegrafista Franck Rebello, 37 anos, que treina com o grupo sob a orientação de uma assessoria esportiva.
A Avenida Beira-Rio é a melhor para treinar porque é larga - e era bem iluminada, antigamente -, comenta Rebello. A Secretaria Municipal de Obras de Viação (Smov) promete que em cinco dias a luz estará de volta ao viaduto e à avenida, já que o sistema de iluminação dos dois pontos é interligado.
No ano passado, a prefeitura teve de começar uma reforma no viaduto para corrigir algumas imperfeições, percebidas após a inauguração, dias antes do início da Copa do Mundo. O conserto era previsto para ficar pronto em outubro. Depois, o prazo foi esticado para novembro. A reforma, porém, só foi finalizada durante o verão de 2015. Agora, a pendência é a iluminação cênica prometida para o viaduto, além da recolocação das luminárias furtadas.