Dia 23 de abril é dia de homenagear São Jorge, o santo que está sempre pronto a proteger seus devotos, dando-lhes coragem para enfrentar as batalhas do dia a dia. Várias pessoas estiveram na Paróquia São Jorge, no Bairro Partenon, em Porto Alegre, para comemorar a data e prestar homenagens ao Santo Guerreiro, que enfrenta perigos e não se assusta diante das dificuldades.
Esta é a força que os fiéis procuram para superar os problemas, as tristezas e as perdas. Alguns, além de agradecer, também aproveitam o momento para pedir ajuda. É o caso da decoradora Angela Poliano, 60 anos, fiel ao seu protetor há pelo menos 20 anos.
- Sou muito devota a ele que nunca me faltou. Procuro participar sempre de todas as homenagens que acontecem no dia 23 de abril - afirma Angela.
Leia todas as notícias do dia
A decoradora foi na Paróquia, pela manhã, e andou de joelhos até São Jorge para pedir pelos três filhos. Muito emocionada, fala dos seus problemas e da fé que deposita no Santo.
- Estou rezando para que o Santo proteja os meus filhos. Mas preciso que São Jorge me dê muita força para eu conseguir a guarda do meu filho caçula, que mora com o pai. Sofro demais longe dele - comenta, bastante abalada.
Esse e outros inúmeros pedidos estão sendo feitos ao Santo neste dia especial. De acordo com o coordenador geral da festa, Mário Gonçalves, cerca de 100 mil pessoas participam das comemorações e preces para São Jorge, entre os dias 12 e 26 de abril.
- Durante este período, muitos devotos participam das festividades da Paróquia. O evento é organizado há 62 anos, e o número de fieis cresce cada vez mais - afirma Mário.
Programe-se:
* A Paróquia São Jorge (Avenida Bento Gonçalves, 2948, Porto Alegre) realiza missas durante o dia 23 de abril (8h, 10h, 12, 14h, 16h, 18h e 20h). Após a última missa, acontecerá uma caminhada luminosa. Haverá bênção da saúde, distribuição de pães e festejos populares.
* No domingo, dia 26, a paróquia realiza um evento para a comunidade, começando com missa às 9h, com a presença do Bispo Dom Leomar Antônio Brustolin procissão pelas ruas do Bairro Partenon e festa popular com almoço e música ao vivo.
* A Federação Afro-Umbandista e Espiritualista no Rio Grande do Sul fará carreata em homenagem a Ogum/São Jorge no domingo, dia 26. A concentração será a partir das 14h na sede da federação (Rua Fernando Abbot, 159, Canoas). A chegada será no Largo Zumbi dos Palmares, na Capital, às 16h. Informações pelo telefone: 3472-3500.
Curta a nossa página no Facebook
Quem foi ele
São Jorge nasceu por volta do século 3, na antiga Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Aos 18 anos, ele ingressou no exército romano e logo alcançou um alto posto na instituição. Mas, por ser cristão e se recusar a negar sua fé, morreu decapitado aos 23 anos, por ordem do Imperador Diocleciano.
Nas religiões afro, Ogum é o guerreiro vencedor de dificuldades, destruindo inimigos com a sua espada e abrindo os caminhos para aqueles que querem vencer pela paz, pelo amor e pelo respeito.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge rogai por todos nós!