Nesta Sexta-Feira Santa, dia da Paixão de Cristo, diversas celebrações religiosas ocorrem em Porto Alegre. Uma das mais tradicionais é o Auto de Fé do Morro da Cruz, no Bairro Partenon, em sua 56ª edição. Confira:
Capital
- 8h, 10h e 14h30min: encenações do Drama da Paixão de Cristo na Paróquia Santo Antônio do Partenon (Rua Luís de Camões, 35), com mais de 20 autores envolvidos na dramatização.
- 15h: Celebração da Paixão de Cristo e Exaltação da Cruz, presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler na Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047)
- 16h: procissão nas proximidades da Paróquia São Vicente de Paulo (Avenida Professor Paula Soares, 380)
- 19h: Procissão do Encontro, no Centro. Homens saem da Igreja da Conceição (Avenida Independência, 230) levando o Senhor Morto. Mulheres saem da Igreja das Dores (Rua Riachuelo, 630), levando a imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro ocorre na Praça da Matriz, seguido de procissão silenciosa até a Catedral.
- 20h: procissões nas proximidades do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Rua Leme, 441) e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua General Caldwell, s/nº).
Via Sacra no Morro da Cruz
- A 56ª edição do Auto de Fé reúne um grande elenco de artistas profissionais e técnicos que se destacam no teatro e no cinema. A comunidade da Zona Leste também participa na representação dos últimos momentos da vida de Cristo.
- Atenção: para acompanhar todo o trajeto, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 1,5km em um trajeto bem íngreme, rumo ao topo do Morro da Cruz.
Programação
- 14h30min: mensagem da Paixão - Interior da Igreja São José do Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 550)
- 15h30min: bênção da macela e início da encenação
- 16h30min: procissão - Subida da encenação pela rua Santo Alfredo
- 18h: Crucificação/Ressurreição - Alto do Morro
Leia todas as notícias do dia