Foi aprovado na noite desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, o projeto que prevê a realização de um plebiscito para definir o cercamento do Parque da Redenção de Porto Alegre. O texto vai agora para sanção do prefeito José Fortunati. Depois será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para definir a data da consulta popular. As informações são da Rádio Gaúcha.
Pesquisa: 56% dos frequentadores são a favor do cercamento da Redenção
Leia as últimas notícias de ZH
O TRE irá analisar se essa votação irá acontecer juntamente com as próximas eleições municipais, em 2 de outubro de 2016. Apenas uma emenda das 14 apresentadas foi aprovada. A que determina que o plebiscito se dará com apenas uma pergunta objetiva (sim ou não). O autor do projeto, vereador Nereu D'Ávila (PDT), comemorou a decisão.
- Foi aprovado por 22 votos o plebiscito, então agora vamos aguardar a manifestação do prefeito e a sanção do projeto.
O projeto teve um voto contrário, da vereadora Séfora Mota (PRB-RS), e três abstenções: Fernanda Melchionna (Psol), Sofia Cavedon e Marcelo Sgarbossa (PT). Conforme a vereadora Melchionna, as abstenções dela e de Sgarbossa se deram devido a duas emendas que foram rejeitadas:
- Primeiro, que o plebiscito seria precedido de audiências com especialistas, e o segundo, que teriam tempos igualitários de debate.
Conforme o projeto, o isolamento do parque é uma forma de enfrentar os episódios como danos às pessoas e ao patrimônio público na grande área verde. Também prevê a realização de ampla campanha de divulgação sobre o plebiscito na imprensa, em locais públicos e em escolas.