Dois projetos de mobilidade urbana criados em Porto Alegre estão entre os finalistas de um prêmio nacional que vai contemplar iniciativas desse tipo no Brasil. Com incentivos ao transporte coletivo e ao uso da bicicleta, eles concorrem com outros 73 projetos de todo o país. O Prêmio Mobilidade Minuto, promovido pelo Instituo Cidade em Movimento, irá escolher o vencedor por meio de votação popular via internet. O premiado será anunciado na próxima quarta-feira (29).
Os projetos finalistas são conhecidos dos moradores da Capital. Um deles, o BiciEscola, já ensinou 650 adultos a pedalarem na cidade. A iniciativa, em operação há quase um ano, também resgatou o uso do Velódromo do Parque Marinha do Brasil, espaço público que se encontrava praticamente abandonado até então. As aulas são ministradas por voluntários que, além de ensinarem o equilíbrio na bike, dão noções de cidadania e trânsito aos interessados nas aulas gratuitas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prêmio concorre na categoria Qualidade do Espaço Público da Mobilidade.
Outra iniciativa conhecida dos porto-alegrenses, o “Que ônibus passa aqui?”, concorre ao prêmio na categoria Transporte Coletivo. O projeto iniciado em fevereiro de 2012, tem como objetivo facilitar o acesso do usuário aos ônibus, informando nas próprias paradas os itinerários que passam pelo local. A ideia inicial era colar adesivos em branco com a pergunta e despertar na população o interesse em preencher o espaço, ajudando outros usuários. Com o tempo e a mobilização social, a prefeitura resolveu encampar a ideia e tornar oficiais os adesivos, numa parceria com o coletivo Shoot The Shit, criador da iniciativa original. A EPTC pretende lançar o projeto oficial nesta quarta-feira (29)
A votação via internet vai até dia 29. Para conhecer mais projetos e votar no preferido clique aqui