Aracy de Castro Cardoso, 92 anos, deu entrada na emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, às 21h desta quinta-feira (9). Ela esperou mais de 20 horas para ser atendida na emergência da institução. A filha dela, Edna Amara Cardoso dos Santos, 65 anos, encontrou a mãe com os olhos vidrados sem responder a qualquer chamado, e resolveu procurar ajuda.
Nesta sexta-feira (10), às 16 horas, Aracy continuava sentada em uma cadeira de rodas na recepção do pronto-atendimento. A idosa começou a fazer os exames solicitados pelo médico por volta das 2h da madrugada, e foi informada que apenas às 6h receberia o diagnóstico, após nova consulta. Na hora marcada, o hospital informou que os resultados dos exames não constavam no sistema, e a senhora teve de se submeter novamente aos procedimentos.
Somente após às 16 horas, tendo procurado duas vezes a ouvidoria do hospital, Edna conseguiu que a médica atendesse a paciente. Até então, ela estava em jejum por não ter recebido a conclusão dos exames. Por volta das 18h, já com o resultado dos exames que não atestaram nada, Aracy foi encaminhada ao leito para observação.
Em resposta ao fato, a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas da PUCRS afirmou que a demora no atendimento se deve ao grande número de exames que Aracy teve de realizar, e à espera para sair os resultados. Eles alegam que em nenhum momento houve perda de dados, e no sistema constam todos os laudos. Sobre a espera na sala de recepção do hospital, a assessoria alegou lotação do hospital e consequente falta de espaço para instalar a idosa.