A vacinação contra a hepatite pode ser feita nos postos de saúde de Porto Alegre. Segundo o coordenador especializado em hepatites virais da Secretaria Municipal da Saúde, Eduardo Emerim, as unidades de saúde estão incentivando a vacinação e os testes rápidos para identificar as doenças sexualmente transmissíveis.
Podem fazer a imunização nos postos de saúde, contra a hepatite A e B, pessoas de todas as idades. O nível C da doença é o mais grave, pode ser fatal, e ainda não foi desenvolvida uma vacina para o vírus.
A imunização contra os tipos A e B ocorre na rede municipal desde 2011. Só no fim de semana, 3,5 mil doses da vacina foram aplicadas na Redenção em uma ação conjunta da prefeitura de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul.
A aplicação das três doses da vacina contra a hepatite deve observar um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Como é transmitida:
A higiene pode prevenir a transmissão do tipo A, que ocorre por ingestão de água e alimentos contaminados. Os tipos B e C são transmitidos através do contato com sangue contaminado e relações sexuais.