O uso da bicicleta como forma de deslocamento cresce diariamente em Porto Alegre. A prova é a proliferação dos veículos alternativos nas ruas da cidade. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) pela empresa que administra o sistema de aluguel de bicicletas na capital mostra esse crescimento em números. Segundo dados da Serttel, 65% das duas mil viagens realizadas diariamente têm como função o deslocamento. O restante, menos de 40%, é usado para atividades de lazer.
O estudo usa os horários de retirada e devolução das bicicletas para a chegar à conclusão. A maior parte dos deslocamentos acontece nos horários de pico da manhã (7h – 10h) e tarde (17h – 20h) de segunda à sexta-feira. Além disso, os deslocamentos são curtos, com duração de, no máximo, meia hora, o que comprova a utilização do veículo para deslocamento.
Aluguel de bicicletas
O sistema BikePoa completa dois anos no próximo 22 de setembro, com 104 mil pessoas cadastradas e 500 mil viagens realizadas. Atualmente há 39 estações, com 390 bicicletas à disposição da população. O contrato de experiência entre a Prefeitura e a empresa termina em setembro do ano que vem. Uma licitação começa a ser formulada ainda neste ano para dar continuidade ao serviço após o término do contrato.