A empresa alagoana Show Prestadora foi confirmada como a vencedora do pregão eletrônico para escolher quem irá instalar o sistema de rastreamento eletrônico dos táxis de Porto Alegre. O resultado foi confirmado no Diário Oficial de Porto Alegre de sexta-feira (04).
A Comissão de Licitações negou recurso à empresa JV System Rastreamento, que tentou anular o resultado. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, os primeiros equipamentos começarão a ser instalados a partir de outubro.
- A partir do momento que for instalado os dados já estarão sendo transmitidos - avalia Cappellari.
A empresa nordestina apresentou a menor proposta: R$ 49,59, pelo custo cobrado pela manutenção do sistema em cada táxi. O novo sistema de rastreamento vai permitir que a EPTC acompanhe 24 horas por dia onde está cada um dos quase quatro mil veículos que operam na cidade. De posse dessas informações, será possível saber a taxa de ocupção de cada veículo, o tempo de exposição dos táxis da população e a quilometragem rodada sem passageiro.
A licitação do rastreamento dos táxis havia sido suspensa no dia 31 de abril após a EPTC tomar conhecimento de denúncias recebidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referentes à disputa. As empresas interessadas em operar o sistema alegaram que a Prefeitura cobrava no edital um dispositivo que não estava disponível no mercado. O processo foi retomado na segunda quinzena de maio.