Programada para estar concluída em maio de 2012, a ciclovia da Avenida Ipiranga já dura 34 meses. São quase três anos marcados por sucessivas promessas não cumpridas e polêmicas na execução do projeto. De lá para cá foram construídos cerca de 4km, pouco mais de um quilômetro por ano. Ainda faltam quase 6km do total de 9,5km previstos para o trecho. Nesse ritmo, a ciclovia da Avenida Ipiranga estará pronta em 2020.
Diante do atraso e da estagnação das obras, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não estipula mais um prazo de conclusão. A última estimativa era final de 2014, o que não será possível. O que atrasa a obra é a dependência das contrapartidas de empreendimentos privados.
O Plano Diretor Cicloviário determina que a cada 100 vagas de estacionamento criadas pela construção de um grande empreendimento, como supermercado ou shopping, sejam construídos 200 metros de ciclovia. Parte dos trabalhos já foi bancada pelo Shopping Praia de Belas e outra parte pelo Grupo Zaffari. Esse último ainda tem responsabilidade sobre a ciclovia em alguns metros pendentes.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, admite que existe dificuldade de cobrar a devida execução por parte desses empreendimentos. Segundo ele, a lei não deixa claro o momento em que as contrapartidas devem ser pagas. Somente no momento da solicitação do Habite-se é que existe a cobrança das pendências.
Atualmente, a ciclovia da Avenida Ipiranga vai da Edvaldo Pereira Paiva até a Silva Só. O trecho mais esperado pelos ciclistas é a extensão até a PUC, ainda sem data para ser iniciado.