A chuva provocou a queda de 32 árvores em Porto Alegre nos últimos dias. São espécies de pequeno, médio e grande porte. A situação mais preocupante foi na Redenção onde uma árvore de médio porte tombou no domingo (29), em um dos locais mais populares da Capital gaúcha. Segundo o Corpo de Bombeiros, as raízes da árvore romperam perto do meio-dia de domingo, mas, como chovia na hora, não havia frequentadores no Parque Farroupilha, e ninguém ficou ferido.
Em 2013, um eucalipto tombou no parque e matou o juiz do trabalho Lenir Heinen, 64 anos. Desde então, cerca de 180 árvores de grande porte foram avaliadas. Ainda no ano passado, a prefeitura da Capital contratou uma equipe especializada para examinar as condições das árvores no parque.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) afirma que o vegetal que caiu neste domingo, na Redenção, não fez parte da perícia realizada, em 2013. Conforme a Smam, grande parte das árvores examinadas eram da espécie eucalipto e esta, que a caiu no domingo, era uma aroeira. Sobre as outras árvores, a Smam ainda irá investigar as causas das quedas.