Após quase seis meses pedalando pelas 12 cidades-sedes da Copa, um percurso de 8.851 km, o britânico Andy Smith chegou ao destino final. O ciclista desembarcou em Manaus no último dia 11. A maratona de Andy começou no dia 21 de janeiro em Porto Alegre, quando o ciclista saiu do Estádio Beira-Rio.
A jornada sobre duas rodas passou pelas 12 cidades-sede do Mundial. Andy pedalou por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus. Nem todo o caminhol no entanto, foi feito com a magrela. Em alguns lugares, principalmente no Norte do país, o ciclista precisou usar barco para fazer a travessia
Apesar de estar preparado para tudo, Andy conta que nunca precisou dormir em barracas ou acampamentos. “Na maioria dos lugares eu consegui ficar na casa das pessoas ou então em hotéis que, ao conhecerem a história, faziam um agrado. Além disso, ganhei muitos presentes.”
Depois da pedalada, agora o britânico pretende aproveitar o descanso. Fanático pela Inglaterra, tem ingressos para os três jogos da primeira fase e também para a final.
A maratona ciclística de Smith também visa promover as ações da Fundação Laureus de Esporte para o Bem, que tem projetos de esportes de base em comunidades de 34 países e busca combater a criminalidade e conscientizar as pessoas sobre problemas de saúde,entre outras atividades.