As cinco empresas qualificadas no processo de manifestação de interesse solicitaram mais 30 dias para entregar os estudos técnicos e projetos para a construção do metrô de Porto Alegre. O prazo, que terminaria em 12 de março, será estendido até 10 de abril de 2014.
Segundo o secretário municipal de gestão da Capital, Urbano Schmitt, a prefeitura decidiu ampliar o prazo para garantir a qualidade dos projetos. "O pedido expresso pelas cinco empresas que estão participando hoje do processo da PMI, a Proposta de Manifestaçao de Interesse, no sentido de prrorogar por mais 30 dias a apresentação das propostas, a prefeitura acabou acatando esse pedido e prorrogou então por 30 dias para que elas possam apresentar projetos mais completos", explicou.
Após o final do prazo prorrogado, em 10 de abril, os projetos apresentados pelas cinco empresas passarão pela análise de uma comissão técnica. O passo seguinte é a realização de uma audiência pública, que antecede o lançamento do edital para a Parceria Público-Privada (PPP).
A previsão é de que a licitação do metrô da capital saia no segundo semestre deste ano. O trajeto terá 10 quilômetros entre a Esquina Democrática, no centro da cidade, e o Terminal Triângulo, na zona Norte.
Os cinco consórcios considerados aptos na PMI são:
- ATP Engenharia, Headwayx Engenharia e AGR Projetos e Estruturação;
- CR Almeida S/A Engenharia de Obras;
- Construtora Queiroz Galvão;
- Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar) e Odebrecht Transport Participações;
- Triunfo Participações e Investimentos.