A instalação de bicicletários terá de seguir regras a partir de agora em Porto Alegre. A prefeitura, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) regulamentou a instalação de estacionamentos para bicicletas nesta quarta-feira (22). O objetivo, segundo a prefeitura, é incentivar as empresas e comércios a implantarem equipamentos de forma adequada nos espaços públicos, facilitando o acesso a ciclistas.
Uma das orientações da nova regulamentação diz respeito ao espaço ocupado pelo bicicletários. A exigência é que uma faixa de dois metros da calçada fique livre para os pedestres e cadeirantes circularem. Além disso, os equipamentos deverão ter cores neutras (cinza, preta ou branca) e não podem possuir arestas vivas, que possam causar acidentes. A veiculação de publicidade não será permitida nos paradouros.
Para que os bicicletários sejam instalados, os proprietários de comércios devem solicitar a autorização para a prefeitura. O pedido precisa ser formalizado junto à EPTC, no Atendimento ao Cidadão da empresa, localizado na rua Érico Veríssimo, 100, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O interessado também precisa levar consigo um projeto de como e onde pretende instalar o equipamento. Dúvidas podem ser encaminhadas para o email eptc@eptc.prefpoa.com.br.