Com o anúncio da greve que vai retirar mais de mil ônibus das ruas de Porto Alegre, a bicicleta será uma das principais alternativas. A expectativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que a demanda pelo sistema de aluguel aumente consideravelmente. O problema é que no dia que antecede a paralisação, pelo menos 12 estações do BikePoa estão fora de operação.
A reportagem entrou em contato com o atendimento na noite deste domingo (26) e foi informada que as estações estão bloqueadas e sem previsão de liberação. Segundo a atendente, elas ainda podem estar bloqueadas na manhã desta segunda-feira (27), dia da paralisação dos rodoviários. O call center não soube informar o motivo do bloqueio.
A EPTC, responsável pela fiscalização do sistema, afirma que, normalmente, os bloqueios são momentâneos e servem para resolver pequenos problemas nas bicicletas ou no sistema de comunicação. A empresa vai solicitar uma resposta e garante que equipes já estarão nas ruas nas primeiras horas da manhã desta segunda. A orientação para os usuários é que verifiquem no site do BikePoa se a estação está ativa antes de sair de casa. Em caso de dúvida, as equipes de atendimento estão disponíveis pelo telefone 4003.6052 a partir das 6h.
Confira as estações em manutenção
02 - Praça da Alfândega (Rua Capitão Montanha, esquina com Siqueira Campos)
09 - República (Travessa Comendador Batista)
14 - Planetário (Avenida Ipiranga)
15 - Opinião (Esquina da rua Joaquim Nabuco com José do Patrocínio)
22 - Nacional (José de Alencar)
23 - Harmonia (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha)
24 - Cabral (Rua Cabral)
27 - Parcão I (Rua Mostardeiro)
30 - Praça da Encol (Praça Carlos Simão Arnt a rua Passo da Pátria)
31 - Santana (Venâncio Aires) *A estação está bloqueada por causa das obras de repavimentação da via
32 - Nilópolis (Rua Rômulo Telles Pessoa)
35 - Escola Parobé (Avenida Loureiro da Silva)