Um projeto que prevê a instalação de estações comunitárias de reparo para bicicletas entrou em discussão na Câmara de Vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira (23). O projeto de lei dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, do PSOL, determina a instalação das estações em parques, praças ruas e avenidas da capital. O objetivo é facilitar o acesso às ferramentas por parte dos ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte na capital.
Chaves allen, chave de boca, espátula para trocar pneu, chave inglesa com regulagem e bomba de ar para encher pneu são alguns dos itens presentes nas estações. Segundo uma das autoras do projeto, vereadora Fernanda Melchionna, a instalação se faz necessária a partir do crescimento do número de usuários do transporte em Porto Alegre. Os locais onde as estações seriam instaladas ainda não foram definidas e, conforme a vereadora, a escolha vai contar com dicas dos ciclistas.
- O projeto cria o que em que constar nessas estações, a prerrogativa de determinar os locais depende do executivo municipal. Nós apostamos que se o projeto for aprovado, a prefeitura e a câmara vão promover audiências públicas para consultar a população e, principalmente, os ciclistas para saber quais são os locais onde há maior necessidade - afirma Fernanda.
Para ir à votação na Câmara, o projeto ainda precisa passar pelas comissões. Outro projeto de autoria da bancada do PSOL está tramitando na casa. Protocolado no ano passado, ele prevê a colocação de racks dianteiros nos ônibus para o transporte de bicicletas. Os dois projetos ainda não têm data para votação.
Gaúcha
Projeto prevê a instalação de estações de reparo para bicicleta em Porto Alegre
Estações comunitárias seriam instaladas em parques, praças e principais vias da cidade
Évelin Argenta
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project