O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tomou posse nesta quarta-feira (1º), iniciando seu quarto mandato à frente do Executivo carioca.
Ele é o primeiro político a governar a capital fluminense por quatro períodos. Durante a cerimônia de posse, marcada pelo tom descontraído, brincou com o feito ao assinar o termo:
— Primeiramente, é tetra.
No discurso, o prefeito fez um balanço do governo anterior e destacou planos para ampliar obras de infraestrutura, criar um programa de saúde voltado para pessoas obesas e investir em segurança.
A cerimônia também oficializou a posse do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), que Paes chamou de "símbolo da continuidade".
Decretos
Antes da posse, o Diário Oficial do Município publicou 46 decretos assinados por Paes com diretrizes para diferentes áreas da gestão pública.
— Não vejo esse como um quarto mandato, mas como um novo governo — afirmou o prefeito.
Um dos principais destaques é a criação de um grupo de estudos para a elaboração de uma Força Municipal de Segurança, alinhada à Constituição.
A iniciativa será coordenada pelo poder executivo em conjunto com a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia (Civitas).
Guarda Municipal e saúde
Outro ponto importante é a "refundação" da Guarda Municipal, que inclui a modernização da corporação, fortalecimento da academia de formação e maior atuação da Corregedoria.
Na saúde, um decreto prevê estudos para introduzir a semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, no tratamento da obesidade nas Clínicas da Família.Durante a campanha, Paes admitiu ter usado o medicamento e prometeu disponibilizá-lo à população.
Educação e infraestrutura
A expansão do ensino em período integral é outro compromisso. Segundo um dos decretos, um grupo de trabalho vai elaborar um plano para que mais de 70% das matrículas da rede municipal atendam a esse formato.
Também estão previstos estudos para ampliar as vagas em creches e a criação de novos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).
Entre os projetos de infraestrutura, estão planos de controle de enchentes em áreas como Acari, Realengo e Jardim Maravilha, além do acompanhamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Outras iniciativas incluem a revitalização da Feira de São Cristóvão, mudanças urbanas no Sambódromo e a expansão do sistema BRT.
Câmara Municipal empossada
Na mesma sessão, os 51 vereadores eleitos também tomaram posse. O vereador Carlos Bolsonaro (PL), mais votado no pleito de 2024, presidiu a sessão. Em discurso, adotou tom pacifista:
— Não há inimigos aqui, todos somos adversários políticos.
Carlo Caiado (PSD) foi reeleito presidente da Câmara Municipal, com Willian Coelho (DC) como vice-presidente.