O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou, na noite deste sábado (16), após a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, xingar o bilionário Elon Musk. Durante uma fala em festival paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, ele disse que não é preciso ofender ninguém.
— Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade — disse Lula ao comentar conversa que teve com o Papa Francisco sobre campanha contra a fome.
Lula estava no palco do festival ao lado de Janja, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do cantor Gilberto Gil. Ele prometeu que em 2026 nenhum brasileiro passará fome e disse esperar que o foco do G-20 em questões sociais seja uma lição para o futuro.
Durante um painel de debates neste sábado no G20, Janja xingou o empresário que é dono da rede social X. — Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk — afirmou a primeira-dama.
Musk reagiu ao xingamento, compartilhou uma publicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no X e escreveu lol - laugh out loud (que em português significa algo como "muitas risadas" ou "rindo muito alto").
"Eles vão perder a próxima eleição", afirmou o bilionário, também dono da Tesla e da Space X, ao comentar outra publicação que reproduzia o vídeo com a fala de Janja.
O ex-presidente Jair Bolsonaro entrou na polêmica. "Já temos mais um problema diplomático", escreveu, em referência ao fato de Musk ter sido indicado para um cargo no governo americano pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.