O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para a sua sucessão no cargo. O pronunciamento foi feito na residência oficial, em Brasília, junto a demais líderes partidários, entre eles Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
Lira disse buscar a "convergência" e que Motta seria o candidato com mais condições políticas para isso.
— Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez — declarou.
Ao anunciar o apoio, Lira afirmou que o líder do Republicanos "vai manter a marcha da Câmara na mesma receita".
— Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente, em seu quarto mandato, e que viveu e vive de perto os desafios que perpassam a nossa gestão, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência —declarou.
Na ocasião, Lira chamou de "amigos de vida" os adversários de Motta, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o líder do PSD, Antonio Brito (BA). O presidente da Câmara disse que "todos os deputados que se colocaram e se colocam nessa disputa possuem plena legitimidade para pretender a cadeira que temporariamente ocupo".