Bandeiras, bandeirinhas e bandeirões. Panfletos, cartazes e camisetas. Esse é o cenário em Santa Maria, onde a política se espalhou e inflamou as discussões de rua nos dois últimos dias de campanha. A cidade da Região Central que congrega o quinto maior eleitorado do Rio Grande do Sul tem 209 mil eleitores. E grande possibilidade de segundo turno, que tem ocorrido em quase todas as eleições municipais.
Dois tipos de eleitores são muito cortejados em Santa Maria: os universitários (há 18 campi na região e 140 cursos) e os militares (é o segundo maior contingente das Forças Armadas no país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro). São quartéis e faculdades por todos os lados.
- o psicólogo Alidio da Luz (PSOL),
- o dentista e ex-militar Moacir Alves (PRD),
- o dentista e ex-reitor federal Paulo Burmann (PDT),
- o advogado e ex-deputado Giuseppe Riesgo (Novo),
- a advogada Roberta Leitão (PL),
- o empresário e atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB),
- o ex-metalúrgico e atual deputado Valdeci Oliveira (PT).
Projeções nas pesquisas contratadas por partidos indicam páreo renhido, sobretudo entre Valdeci (que foi prefeito duas vezes) e Decimo (atual vice-prefeito), mas os demais correm por fora, num cenário bastante indefinido. Roberta apresentou uma pesquisa, que os rivais tentaram impugnar, na qual aparece indo para o segundo turno. Poucos acreditam em decisão no primeiro turno, nesse pleito.
Em termos ideológicos, há de tudo, com chapas de direita, centro, centro-esquerda e esquerda. E inclusive com alguns ex-adversários agora coligados.
Algumas propostas são comuns a todos os candidatos:
- programa de recuperação e expansão de vias;
- atendimento em saúde também à noite, em todas as regiões; novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), assim como equipes de Saúde Bucal;
- Centros de Atendimento Psicossociais (Capes) 24 Horas;
- Secretaria municipal de Segurança e Plano Municipal de Segurança;
- novo aeroporto, separado da Base Aérea;
- solução definitiva para os problemas das áreas de risco para deslizamentos e inundações;
- apoio ao Santa Maria Tecnoparque, ao Distrito Industrial e ao Projeto do Distrito Criativo Centro-Gare.
Os partidos mais à direita prometem reduzir o número de secretarias, para aliviar o bolso do contribuinte. As candidaturas mais à esquerda falam em implementar Escolas em Tempo Integral e programas contra a fome.
14 horas de militância pelas ruas e bairros
Para vereador em Santa Maria, são 262 candidatos em busca das 21 vagas no Legislativo.
Os eleitores santa-marienses estão divididos em duas zonas eleitorais: a 135ª e a 41ª. No total, são 636 sessões eleitorais divididas em 124 locais de votação. Na 135ª zona eleitoral , o destaque fica com a Escola Estadual Professora Margarida Lopes, no bairro Camobi, que congrega 4.345 eleitores. Já na 41ª Zona Eleitoral a campeã em votos é a Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, no Bairro Nova Santa Marta, que concentra 7.268 eleitores.
Os dias têm sido de correria e canseira para os políticos. O sábado (5) foi de no mínimo 14 horas de campanha para cada candidato a prefeito (a). Burmann, por exemplo, realizou minicarreatas e encontros com vereadores. Vai dedicar o domingo (6) a dar entrevistas e acompanhar a votação.
Decimo fez uma manifestação na Praça Saldanha Marinho (no Centro) e três minicarreatas à tarde. Neste domingo, vai votar e acompanhar a votação de Jorge Pozzobom, o atual prefeito e seu correligionário.
Valdeci fez caminhada no calçadão na manhã de sábado (5), caminhadas nas vilas durante a tarde e prestigiou encontros com candidatos a vereadores (as) na noite. Neste domingo, a única programação definida é a votação.
Riesgo também fez caminhada pelo Centro na manhã de sábado, almoçou com apoiadores, fez carreata na tarde na Avenida Oswaldo Cruz e participou de duas jantas com militantes, na mesma noite. Hoje, vai aos locais de votação.
Roberta fez uma grande mobilização na tarde de sábado, chamada Carreata da Vitória. Neste domingo, o único compromisso anunciado é a votação.
Alidio participou de caminhadas com panfletagem no Centro e bairros.