A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a 20ª fase da Operação Lesa Pátria. Os agentes cumprem mandados de prisão contra dois suspeitos de incitar ou participar diretamente dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Foi preso em Mato Grosso um investigado que teria gravado vídeos durante a invasão do Palácio do Planalto, incentivando outros a "participarem do ataque às instituições". Nas gravações, ele também teria incitado o "enfrentamento aos policiais que buscavam impedir a entrada dos invasores".
Os investigadores ainda procuram um segundo alvo de ordem de prisão preventiva. Ele também teria gravado vídeos com o mesmo teor. Os nomes não foram divulgados.
Ordens judiciais são cumpridas na Paraíba, em João Pessoa, Cabedelo e Bayeux, e no Mato Grosso, em Mirassol do Oeste e Cáceres. Além dos dois mandados de prisão, há 10 ordens de busca e apreensão, todas expedidas pelo Supremo Tribunal Federal.
A Operação Lesa Pátria é uma ofensiva permanente com objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram dos ataques às sedes dos três poderes, na capital federal. Os crimes investigados são abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.