O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada na noite de quinta-feira (23). De acordo com o jornal O Globo, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin jantaram com Lula.
O convite para o jantar foi visto como uma tentativa do presidente de conter uma crise entre os poderes da República. O Senado aprovou nesta semana um projeto que limita decisões monocráticas e pedidos de vista em tribunais do país. Ministros do STF deram declarações criticando o texto e teriam ficado incomodados com a falta de articulação do Executivo para rejeitá-lo — o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, votou a favor da proposta. De acordo com o Estadão, Lula disse aos ministros no encontro que não orientou este posicionamento de Wagner e que não quer conflito com o Judiciário.
Mais cedo na quinta, o chefe do Executivo se reuniu com o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso. Os dois tiveram conversa reservada de cerca de 30 minutos. Barroso viajou para o Rio de Janeiro e não foi ao jantar no Alvorada.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também estiveram entre os convivas. Os dois são os mais cotados para a indicação do presidente à vaga que está aberta no Supremo desde a aposentadoria de Rosa Weber. Lula só deve confirmar o nome em 2024.
Ainda de acordo com O Globo, participantes do encontro na residência oficial do presidente da República relataram que Lula deu a entender, nas conversas, que indicará o subprocurador Paulo Gonet para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR).