O Palácio do Planalto divulgou, nesta segunda-feira (23), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o mandatário russo Vladimir Putin sobre a guerra entre Israel e o Hamas, no Oriente Médio, e o conflito na Ucrânia.
"O presidente Lula relatou a situação dos brasileiros em Gaza e reiterou a urgência de criação de corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentos na Faixa de Gaza. Os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns", declarou o governo brasileiro.
Brasil e Rússia também concordam com a iniciativa do Egito de uma reunião sobre o tema, no último sábado, e Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, vetada pelos Estados Unidos no dia 18.
Putin "lamentou que, após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino", afirmou o Planalto.
Sobre o conflito na Ucrânia, o governo brasileiro divulgou que "o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação quando os lados envolvidos estiverem dispostos a falar de paz."