O general Augusto Heleno classificou como "ordeiro e pacífico" o acampamento de bolsonaristas em frente ao Comando Geral do Exército, em Brasília. A afirmação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi feita durante depoimento à CPI que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.
— Eu nunca fui ao acampamento. Não por falta de tempo, mas por falta de condições de participar do que realizavam no acampamento que, pelo que sabia, eram atividades extremamente pacíficas e ordeiras. E nunca considerei o acampamento algo que interessasse à segurança institucional. Sempre achei que era uma manifestação política pacífica — disse o general.
Diante da afirmação de Heleno, a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), lembrou que "foi do acampamento que surgiu a ideia de montar uma bomba para explodir um caminhão de combustíveis no aeroporto de Brasília".
— Foi de lá que os vândalos saíram para quebrar a Praça dos Três Poderes — disse a parlamentar.
O general confirmou que recebeu algumas das pessoas que estavam no acampamento bolsonarista, mas que não foi algo para articular qualquer ato golpista.
— Recebi por educação, eles foram lá apenas para tirar fotos e fazer vídeos — completou.