O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de tornar réus mais 250 acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos três poderes foram invadidas e depredadas. O julgamento do terceiro conjunto de denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) começou nesta quarta-feira (3) no plenário virtual do STF.
Moraes é o relator do caso e primeiro a votar. Agora, os demais ministros devem se manifestar até a próxima segunda-feira (8).
Se a maioria dos magistrados aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.
Até o momento, 300 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela PGR já foram aceitas. Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.