O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja participaram na noite desta sexta-feira (5), de um jantar de gala oferecido no Palácio de Buckingham pelo rei Charles III e a rainha consorte Camilla.
O evento é oferecido pelo rei e reunirá dezenas de chefes de Estado convidados para coroação, que ocorre neste sábado.
Mais cedo, Lula participou de uma reunião com o premiê britânico Rishi Sunak, no qual o governo do Reino Unido ofereceu R$ 500 milhões para o fundo Amazônia.
Lula chegou nesta sexta a Londres. A cerimônia ocorre na manhã deste sábado, na Abadia de Westminster. A cerimônia será conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade da Igreja Anglicana.
Espera-se que a coroação seja mais curta e menos extravagante do que a cerimônia de três horas da rainha Elizabeth II, em 1953, mais alinhada com os planos de Charles para uma monarquia enxuta.
A rainha Camilla, de 75 anos, também será coroada. Ela receberá a coroa da rainha Mary, avó de Elizabeth II. As rainhas consortes — em contraste com os consortes masculinos das soberanas britânicas — são coroadas ao lado de seus reis.
Depois, o presidente brasileiro comparecerá a uma confraternização reservada, com a presença de outros chefes de Estado. Conforme o Palácio do Planalto, o secretário do Exterior britânico, James Cleverly, deve visitar o Brasil ainda neste mês. A presença dele é esperada para a realização do 6º Diálogo Estratégico entre chanceleres dos dois países.
Desde que tomou posse para o terceiro mandato, Lula já viajou para Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha.