O governador Eduardo Leite inicia na segunda-feira (8) uma série de cinco dias de compromissos oficiais em Nova York, nos Estados Unidos, com previsão de participação em sete palestras, painéis e conferências, acrescidas de reuniões-almoço e visitas a gigantes de tecnologia, empresários e bancos. O Palácio Piratini destaca que a missão terá como foco a inovação e a tentativa de atração de investimentos em geração de energia.
Entre as agendas, constam reuniões com representantes de Google, Microsoft e Oracle, todas elas referências internacionais no setor de tecnologia. Chefe da Casa Civil, Artur Lemos é parte da comitiva e afirma que, com as chamadas big techs, a discussão não é sobre atração de unidades de negócio ou escritórios, mas a respeito de ferramentas dessas empresas que possam auxiliar na construção e execução de políticas públicas no Rio Grande do Sul.
– É no sentido de visualizar soluções. Na educação e na área social, por exemplo, quais instrumentos as empresas têm e podem se somar ao nosso projeto no Estado – comenta Lemos.
No último dia, na sexta-feira (12), estão previstas as participações em três painéis sobre a geração de energia, tema no qual o Palácio Piratini busca inserir o Estado como destino de investimentos internacionais. A atração de plantas de hidrogênio verde é anunciada como uma das prioridades do segundo governo Leite.
– Temos mais de 10 gigawatts licenciados para energia eólica onshore (em terra) que estão aptos para investimentos. Só no onshore já licenciado, se todos os projetos entrarem na prática, falamos de mais de R$ 60 bilhões em investimentos. O hidrogênio verde é o carro-chefe. Finalizamos os estudos e estamos em fase de prospecção – afirma Lemos.
Na terça-feira (9), Leite irá participar de uma conferência do Grupo de Líderes Empresarias (LIDE), cujo tema será “os desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para novos investimentos internacionais”. Estará presente o ex-governador de São Paulo João Doria, dirigente do LIDE, que derrotou Leite nas prévias do PSDB à Presidência da República, em novembro de 2021. No final, nenhum dos dois disputou o Palácio do Planalto em 2022. O LIDE informa que, no total, oito governadores brasileiros estão confirmados no evento em Nova York, além do ex-presidente Michel Temer e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, entre outras autoridades.
Leite iniciará a viagem nesta sexta-feira (5) e chegará à cidade norte-americana no sábado (6). Durante as agendas, ele será acompanhado por Lemos e pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.
O Palácio Piratini informou que os deputados estaduais Vilmar Zanchin (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, Frederico Antunes (PP), líder do governo no Parlamento, e Rafael Braga (MDB) acompanham a comitiva.