O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado (20), o resultado da eleição para composição da lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça do Estado na gestão 2023/2025. Alexandre Saltz foi o mais votado, com 403 votos, seguido por Júlio César de Melo (321) e Maurício Trevisan (199).
A relação dos nomes será entregue na segunda-feira (22) ao governador Eduardo Leite, que terá prazo de 15 dias para escolher e nomear o futuro titular do cargo. A tradição é optar pelo mais votado, mas o chefe do Executivo tem autonomia para fazer a escolha.
Também concorreu a promotora de Justiça Martha Beltrame, que somou 180 votos. De forma ininterrupta, a votação começou na última quinta (18) e foi encerrada às 17h deste sábado.
Participaram do pleito 695 votantes. Apenas três membros não votaram.
Promotor de Justiça há mais de 30 anos, Saltz é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e mestre pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do MP. Foi promotor-assessor, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), secretário-geral e subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto. Atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e Porto Alegre, nas Promotorias de Justiça da Fazenda Pública e do Meio Ambiente.
O atual procurador-geral de Justiça é Marcelo Dornelles, que está no cargo desde 2021.