Em reunião com a bancada gaúcha no Congresso, nesta quarta-feira (12), o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, ouviu apelos dos deputados para a liberação de recursos para combate à estiagem no Rio Grande do Sul. Segundo relatos de parlamentares que participaram do encontro, o ministro afirmou que o governo pretende lançar em breve um programa para auxiliar os municípios.
A iniciativa deverá se chamar Água para Todos e tem previsão de repassar cerca de R$ 250 mil a cada prefeitura para a perfuração de poços artesianos, abertura de açudes e construção de rede de água, por exemplo.
— O ministro ouviu a todos e alertou que o ministério está preparando um programa que vai abrir prioritariamente para o Rio Grande do Sul. Eu já havia me reunido com o ministro há duas semanas e sabia do programa. Nós já entramos em contato com várias prefeituras solicitando o engajamento — conta o deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil).
Os deputados também pediram a Góes a destinação de recursos para reservação de água, irrigação, recuperação de nascentes e aquisição de caminhões-pipa.
— Solicitamos ao ministro que contate o governo do Estado para que haja sinergia de ações, visto que o Piratini pretende anunciar um pacote de medidas sobre o tema nos próximos dias — diz o coordenador da bancada gaúcha, Carlos Gomes (Republicanos).
Participaram da reunião com o ministro os deputados Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Dionilso Marcon (PT), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Elvino Bohn Gass (PT), Luciano Azevedo (PSD), Pedro Westphalen (PP) e Franciane Bayer (Republicanos), além do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Salerno.