Foi marcado para a próxima quarta-feira (26) o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. Segundo informações do portal g1, o testemunho será realizado na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília.
O depoimento de Bolsonaro no caso foi determinado na semana passada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ao tomar a decisão, Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e deu prazo de 10 dias para a PF ouvir o ex-presidente.
Na avaliação de investigadores, uma postagem feita no dia 11 de janeiro pelo ex-presidente ligaria ele aos atos golpistas. Bolsonaro, na ocasião, compartilhou um post que, sem provas, colocava em dúvida o sistema eleitoral.
A mensagem foi avaliada como um sinal de que o ex-chefe do Executivo pode ter estimulado os atos de invasão dos prédios dos três Poderes da República.
A PGR pediu o depoimento de Bolsonaro quando o ex-presidente ainda estava nos Estados Unidos, onde ficou por três meses depois de sair do governo. Com a volta dele do Exterior no dia 30 de março, Moraes mandou marcar a audiência.