A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) entrou com pedido de instalação urgente de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar os atos comandados por grupos radicais neste domingo (8) em Brasília. Dentre as assinaturas coletadas até o fim do mesmo dia já estão as dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, Humberto Costa (PT-PE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Kátia Abreu (PP-TO).
No documento, Soraya diz ser preciso apurar a responsabilidade pelos "atos antidemocráticos e terroristas", eventuais omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais no controle da segurança entre 7 e 8 de janeiro de 2023, além da existência de financiadores e difusores deste e outros "movimentos antidemocráticos e terroristas".
A senadora apresenta diversas notícias que relatam acampamentos de apoiadores bolsonaristas em Brasília e a previsão de manifestações antidemocráticas. Segundo Soraya, "do que se extrai das notícias citadas, além de tantas outras, os grupos de pessoas que invadiram os prédios públicos seriam apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pediam intervenção das Forças Armadas, em razão do resultado das eleições que içou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República".
Até o fim do domingo, a assessoria da parlamentar ainda não possuía ao certo o número de assinaturas. A previsão é de que um levantamento exato seja divulgado nesta segunda-feira (9).
"Em razão da gravidade dos fatos, sobretudo sob a ótica da violação ao Estado Democrático de Direito, tais ilícitos não podem passar ilesos ao controle do Poder Legislativo, pelo que peço o apoio dos Senadores para a instalação urgente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito", escreveu no pedido.
Em postagem no Twitter, o deputado Rogério Correia (PT-MG) também sinalizou que irá propor a instauração de uma CPI.
"Vou propor a CPI do golpe! Só com Bolsonaro preso teremos paz e democracia. Não descanso enquanto isto não acontecer. Meu mandato será uma voz permanente neste sentido. Desde já me comprometo a solicitar uma CPI sobre os acontecimentos desta data."