Pontualmente às 14h20min deste domingo (1º), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o hotel em que estava hospedado em Brasília e deu início ao percurso que o levará ao terceiro mandato como presidente do Brasil.
Sob calor intenso e diante da euforia de milhares de apoiadores que se deslocaram ao coração do poder nacional para prestigiar o novo ocupante do Planalto e seu vice, Geraldo Alckmin, Lula rumou inicialmente para a Catedral Metropolitana.
Nesse local, trocou de veículo e tomou assento no Rolls-Royce da Presidência. A bordo do tradicional veículo, um carro aberto, e junto a Alckmin, os novos governantes e suas respectivas esposas, Janja e Lu Alckmin, cumpriram o trajeto acenando para a multidão ao redor e sob a vigilância de uma equipe de seguranças que corria ao lado.
Lula, bastante sorridente, rumou para o Congresso Nacional em um percurso de cerca de 10 minutos. Até instantes antes do início do cortejo, havia dúvidas sobre se o presidente desfilaria e, veículo aberto ou fechado por razões de segurança.
No parlamento, foi recebido pelos presidentes do Congresso e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente. Está prevista uma cerimônia formal às 15h, com a leitura e assinatura do termo de posse, e um primeiro discurso – que deverá ter um tom mais institucional em relação à segunda manifestação, pública, a ser feita no parlatório localizado na Praça dos Três Poderes.
Depois disso, seguirá para o Palácio do Planalto para dar continuidade às cerimônias oficiais.