A Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita prometeu averiguar o caso de um parlamentar que agrediu um cinegrafista em Porto Alegre. Em nota divulgada na quarta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal da cidade, Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT), disse repudiar a atitude do vereador Eliel Antônio Alves Silva (PRTB). Ele foi flagrado dando um soco no repórter cinematográfico Jocemar Silva, da emissora RDC TV.
O presidente da Câmara afirma ainda que repudia "qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade da Imprensa" (confira a nota na íntegra abaixo). No mesmo comunicado, ele sustenta que a atitude do vereador é incompatível com os valores prezados pela Câmara Municipal de Nova Santa Rita e promete ainda averiguar "procedimentos específicos em relação ao caso concreto".
A reportagem entrou em contato, nesta quinta-feira (5), com a Câmara de Vereadores que afirmou que ainda está analisando o que pode ser feito e está definindo se vai ser aberto algum procedimento. O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.
GZH conversou com o vereador na quarta-feira. Ele alega ter sido provocado pelo cinegrafista. Também argumenta que passa por problemas pessoais e se diz arrependido.
— Eu tenho um cargo na vereança e tenho que fazer jus a isso. E logo em seguida que aconteceu o fato eu até pensei em voltar lá já falar com o rapaz, mas aí ia piorar mais a minha situação. Aí eu resolvi entrar em contato com a RDC para me retratar — disse o vereador, que concedeu entrevista à RDC e também pediu desculpas, dizendo que se arrependia.
O caso
O repórter cinematográfico Jocemar Silva, da emissora RDC TV, foi agredido na última terça-feira (3) ao gravar imagens dos manifestantes bolsonaristas que continuam se aglomerando nas imediações do Comando Militar do Sul, na Avenida Padre Tomé, Centro Histórico de Porto Alegre.
Um vídeo publicado em rede social pela emissora mostra o vereador Eliel desferindo um soco no profissional, que está sentado na traseira do veículo da equipe de reportagem.
"Nossa reportagem registrava o momento em que as vias ao lado do Comando Militar do Sul eram desobstruídas, quando um grupo de manifestantes, contrários ao resultado das eleições se aproximou, questionando se possuíam autorização para gravar imagens", diz a RDC na postagem.
Nos segundos iniciais da gravação, o agressor e outros dois manifestantes discutem com o cinegrafista. Após o golpe, o vereador se afasta e os outros envolvidos no diálogo seguem falando com o agredido. Uma mulher com camiseta da Seleção Brasileira reclama de que teriam sido realizadas imagens dos manifestantes reunidos na rua.
"Sem precisar de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública, nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva", relatou a emissora.
A Brigada Militar foi acionada e prestou atendimento à equipe com duas viaturas do 9º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a RDC, as imagens foram entregues para a 1ª Delegacia de Polícia Civil da Capital.
Nota da Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita
"O Presidente da Câmara Municipal de Nova Santa Rita, Rodrigo de Oliveira Aveiro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando os registros e notícias que circulam e demonstram a agressão do Vereador Eliel Antônio Alves da Silva contra o Cinegrafista Jocemar Silva da Empresa RDC-TV, esclarece que a Casa Legislativa repudia qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade da Imprensa.
A atitude do Vereador é incompatível com os valores prezados pela Câmara Municipal de Nova Santa Rita. Desta forma, os procedimentos específicos em relação ao caso concreto serão averiguados na Câmara Municipal de Nova Santa Rita.
A Casa do Povo é lugar de democracia, respeito e segurança. Essa é a posição do Poder Legislativo".