Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Brasília às 14h02min desta sexta-feira (30) levando o presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos. A previsão é que o desembarque ocorra por volta das 20h, em Orlando, no estado americano da Flórida.
Não há confirmação oficial sobre o embarque de Bolsonaro. Os detalhes foram obtidos sob anonimato junto a fontes da FAB.
Bolsonaro deixará a presidência assim que sair do território nacional, o que deve ocorrer em duas horas, quando ultrapassar a fronteira brasileira. Ele passou a presidência ao vice, o general gaúcho Hamilton Mourão, senador eleito pelo Rio Grande do Sul, e não participará da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo (1).
Mais cedo, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo, ainda do Palácio do Planalto, para fazer um balanço de seu governo. Ele falou em tom de despedida, mas não mencionou a viagem.
Na manhã desta sexta, o Diário Oficial da União (DOU) publicou uma autorização para que cinco assessores acompanhem Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos. O despacho prevê que a atuação dos assessores se dará em "agenda internacional" do futuro ex-presidente da República do dia 1º de janeiro, próximo domingo, até o dia 30 de janeiro.
Já o presidente em exercício, Hamilton Mourão, fará um pronunciamento no sábado (31). A mensagem de sete minutos será transmitida via rádio e TV às 20h.