O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste sábado (12) para realização de exames de rotina antes da viagem para Sharm El Sheikh, no Egito. A viagem prevista para esta segunda-feira (14) tem por objetivo a participação de Lula na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-27.
Segundo a assessoria de imprensa, o político passa bem e fez um check-up antes do voo. O hospital, em nota, informou que Lula realizou exames de imagem, como ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, e que os resultados "estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".
Ainda segundo o texto, o exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe. O petista foi acompanhado pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.
Na Conferência do Clima, Lula deverá participar de encontros bilaterais com delegações de diferentes países. A participação é vista pela equipe do presidente eleito como um aceno para a comunidade internacional pela retomada de uma política externa brasileira mais ativa e propositiva. Ele deve participar da cúpula nos dias 16 e 17.
Fernando Haddad (PT-SP), que concorreu ao governo do Estado de São Paulo, viaja com Lula. O nome dele tem sido aventado para chefiar o Itamaraty. O ex-prefeito de São Paulo também foi cotado para ocupar o Ministério da Fazenda. Lula, no entanto, disse que pretende anunciar ministros somente a partir de dezembro.
Também participam da COP-27 as ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-SP) e Izabella Teixeira. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai à cúpula, mas uma comitiva com cerca de 50 pessoas estará na COP-27 representando o atual governo.