O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou na sexta-feira (11) ao Senado indicações de funcionários para atuarem em cargos de órgãos públicos como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e passará por avaliação dos senadores.
Para exercer o cargo de membro do conselho diretor da Anatel, Bolsonaro indicou Alexandre Reis Siqueira Freire. Se a o nome for aprovado, Freire ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Emmanoel Campelo de Souza Pereira.
Com relação ao cargo de diretor da Antaq, o presidente indicou dois nomes: Alber Furtando de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio.
Sobre a vaga decorrente do término do mandato de Davi Ferreira Gomes Barreto na diretoria da ANTT, Lucas Asfor Rocha Lima foi o nome indicado para substitui-lo. Também para a diretoria do mesmo órgão, para a vaga decorrente do término do mandato de Fábio Rogério Teixeira Dias de Almeida Carvalho, o nome sugerido foi o de Felipe Fernandes Queiroz.
Outra indicação que aparece no documento é a de Ronaldo Jorge da Silva Lima, para ocupação em cargo da diretoria da ANM.
Além dessas indicações, o presidente encaminhou para apreciação do Senado a recondução de Miriam Wimmer para o cargo de diretora do conselho diretor da ANPD, com mandato de quatro anos.
Vale lembrar que todas essas indicações precisam ser apreciadas pelo Senado e aprovadas para que as nomeações seja enfim efetivadas.