O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou o atentado com arma de fogo contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Em nota publicada na tarde desta sexta-feira (2), o Itamaraty disse que a agressão contra a política peronista é "injustificável".
No texto, o MRE diz que "Brasil repudia toda e qualquer forma de violência com motivação política e reitera seu invariável respaldo à irmã nação Argentina". A manifestação ocorre depois que o presidente Jair Bolsonaro disse à Rádio Gaúcha, durante visita à Expointer, que lamenta o ocorrido.
Cristina foi alvo de um homem com cidadania brasileira na noite desta quinta-feira (1) quando chegava em sua residência. Infiltrado em meio a simpatizantes da vice-presidente, Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, é o suspeito pelo ataque. Ele foi preso.
Nesta sexta, milhares de pessoas tomaram as ruas da capital Buenos Aires em apoio à política. O principal ato acontece na Plaza de Mayo, onde está localizado a Casa Rosada.
Confira o comunicado do Itamaraty
"O Governo brasileiro condena o injustificável ato de agressão contra a Vice-Presidente da República Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ocorrido na noite de ontem, 1º de setembro, em Buenos Aires.
O Brasil repudia toda e qualquer forma de violência com motivação política e reitera seu invariável respaldo à irmã nação Argentina."