A política de Pelotas perdeu nesta quinta-feira (2) o vereador Jair Bonow (PP), que estava no seu primeiro mandato na Câmara Municipal pelotense. Bonow foi internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula desde o dia 24 de março, onde estava na unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar uma pneumonia, mas não resistiu. Ele tinha 52 anos. Informações sobre as cerimônias fúnebres não foram divulgadas até a publicação desta reportagem.
Segundo o portal Diário Popular, durante a internação, foram realizados alguns testes para a covid-19 e todos os resultados foram negativos para a doença. A assessoria do vereador informou ao veículo que ele esteve em tratamento com oxigênio, as funções cardíacas e renais estavam normais e que, entre o dia 30 e o dia 31 de maio, ele havia apresentado uma pequena melhora no quadro.
Bonow era um homem ligado à agricultura e, antes de tornar-se vereador, atuava na política como diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas. Foi eleito para a legislatura com 3.422 votos, sendo o terceiro parlamentar com maior número de votos no município. Durante o mandato, um dos cargos que ocupou foi a presidência da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara.
Alguns colegas de parlamento realizaram publicações de despedida em suas respectivas redes sociais. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), também manifestou-se pela perda de Bonow e confirmou que o município respeitará três dias de luto oficial pela perda.