Após ter um áudio vazado sobre as mulheres ucranianas, o deputado estadual pelo Podemos, Arthur do Val, conhecido também como “Mamãe Falei” pelo seu canal do YouTube, afirmou em publicação nas redes sociais que enviou um pedido à presidente nacional do seu partido, Renata Abreu, pedindo a retirada de sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo. As informações são do G1.
Do Val estava na Ucrânia até a última sexta-feira (5). "Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas ou com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas. Não tenho compromisso com o erro. Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo", escreveu em uma postagem no Instagram.
Renata já havia afirmado que o partido abriria um processo disciplinar para avaliar a postura do deputado.
No áudio, o político citou que ficou impressionado com a beleza das mulheres ucranianas e disse que elas são “fáceis, porque são pobres”. Em vídeo publicado no YouTube neste sábado (5), Arthur do Val pediu desculpas por suas falas e afirmou que se comportou “como moleque”.
O deputado disse ainda que não sabe se manterá a pré-candidatura ao governo do Estado, e que poderá "retirar" sua candidatura se isso atrapalhar "o partido ou a terceira via".
— Se eu vou continuar pré-candidato eu não sei, eu cheguei agora no Brasil. Eu não sei e não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Se isso for melhor, eu retiro (minha candidatura), não tem problema. Eu só quero que as pessoas me julguem pelo que eu fiz, não pelo que eu não fiz — disse o deputado.
De acordo com o parlamentar, os áudios não foram enviados para grupos “de política” e sim para um amigo enquanto estava na Eslováquia, quando teve acesso à internet.
Veja o vídeo na íntegra: