A Marinha ucraniana afundou seu maior navio de guerra, a fragata Hetman Sahaidachny, que estava parcialmente desmontada, passando por reparos, na cidade de Mykolaiv, perto do litoral do Mar Negro. A informação é do jornal ucraniano The Kyiv Independent.
Segundo a publicação, a fragata estava fora de operação e passando por reformas na cidade de Mykolaiv. A ordem partiu diretamente do ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov.
“O comandante do navio-chefe da Marinha ucraniana seguiu a ordem de inundar o navio para que a fragata Hetman Sahaidachny, que estava em reparo, não caísse nas mãos do inimigo. É difícil imaginar uma decisão mais difícil para um soldado e tripulação corajosos”, escreveu Reznikov no Facebook.
De acordo com o governo ucraniano, não era possível montar e restaurar capacidade de combate da embarcação a tempo de enfrentar os russos.
Mesmo que o navio não seja uma ameaça para a Rússia, a escolha foi para evitar que os russos pudessem fazer peças de propagandas caso assumisse o controle da embarcação.
É primeira vez, desde o início da guerra, que começou em 24 de fevereiro, que as tropas russas entram na cidade portuária de Mykolaiv. Os ucranianos, no entanto, ainda têm controle sobre a região.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o governador da cidade, Vitaliy Kim, disse que soldados russos estão presentes na cidade e que os combates estão em andamento.
— Não entrem em pânico. Mulheres e crianças permaneçam em casa — pediu o governador.
Os russos desejam capturar a região sul da Ucrânia pois dessa forma eles conseguem chegar a Odessa, a terceira maior cidade do país, e controlar toda a parte sul, o que impossibilitaria os ucranianos de acessar o Mar Negro.