Em meio ao aumento de casos da covid-19 no país devido ao espalhamento da variante Ômicron, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (14) que atua como se estivesse em um combate.
— Mostrei, como um general em combate, como eu deveria me comportar no momento difícil da pandemia. Lamentamos as 600 mil mortes, mas temos de viver, temos de sobreviver e temos de vencer — disse o presidente.
Dados apontam que a nova cepa tem causado menos mortes do que em outras ondas da crise sanitária, diante do cenário de vacinação mais alta, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que ainda é cedo para tratar a covid como doença endêmica.
A declaração presidencial foi dada em Macapá. Na capital do Amapá, o chefe do Executivo participou do lançamento de um cabo de fibra óptica submerso em rios, por meio do Programa Norte Conectado, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica.
Ao chegar nesta manhã, Bolsonaro foi recebido no aeroporto por apoiadores, que tiraram fotos com ele aos gritos de "mito". A maioria não usava máscara de proteção. Após realizar visita técnica no local da instalação dos cabos, o chefe do Executivo causou aglomeração ao andar, também sem máscara, em meio à multidão.
Participaram do evento os ministros Fábio Faria, das Comunicações; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, e Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Todos sem máscara.
— Nenhum governo veio aqui no Amapá trazer internet para esse povo — afirmou Faria, em tom de campanha eleitoral.