O presidente Jair Bolsonaro cancelou a agenda que teria nesta sexta-feira (21) em Georgetown, capital da Guiana, e está retornando ao Brasil para ir ao velório da mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, que morreu durante a madrugada, aos 94 anos.
Bolsonaro irá direto para São Paulo, e a chegada está prevista para as 13h. O velório será na cidade de Eldorado, que fica a cerca de 250 quilômetros da capital paulista.
A informação foi confirmada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, em conversa com jornalistas nesta manhã. Mourão também afirmou que não irá ao velório, porque acredita que "esse é um momento mais da família" e, por conta da pandemia, "não é bom ter muita gente aglomerada".
— Entrei em contato com ele, mandei uma mensagem lamentando o falecimento da mãe, expressando nossas condolências e dando uma mensagem de conforto para ter noção de que ela teve uma vida muito boa, teve sete filhos, netos, então teve uma boa passagem aqui pela Terra — disse Mourão.
Olinda Bolsonaro estava internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17). A causa da morte não foi confirmada.
O presidente da República estava fazendo, nesta semana, sua primeira viagem internacional de 2022. Na quinta (20), esteve em Paramaribo, no Suriname, a convite do presidente Chandrikapersad Santokhi. Já nesta sexta, estaria na Guiana, também convidado pelo presidente do país, Irfaan Ali.
A pauta da agenda era a área energética e econômica e as recentes descobertas de petróleo e gás na região.