Documentos obtidos pela CPI da Covid mostram que o blogueiro Allan dos Santos, investigado no inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), teria recebido financiamento do empresário bolsonarista Luciano Hang. O patrocínio teria sido intermediado pelo filho do presidente e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A TV Globo teve acesso aos documentos.
llan dos Santos é investigado em dois inquéritos no STF que apuram disseminação de fake news, ameaças a autoridades e financiamento de atos antidemocráticosAllan dos Santos é investigado em dois inquéritos no STF que apuram disseminação de fake news, ameaças a autoridades e financiamento de atos antidemocráticos.
Uma das trocas de mensagens obtidas pela CPI ocorreu em janeiro de 2019, quando Allan pede que Eduardo o coloque em contato com Hang, de acordo com a Polícia Federal.
Confira o diálogo, obtido pela TV Globo:
Allan: "Preciso que você me coloque em contato com o Luciano Hang".
Eduardo Bolsonaro envia o número do telefone de Hang e pergunta: "Quer que eu fale algo a ele para te introduzir?".
Allan: "É melhor".
Eduardo: "Mandei mensagem para o Hang; Assim que ele me responder te passo".
Alan concorda.
Depois, Eduardo envia nova mensagem: "Ele disse que você pode entrar em contato com ele. Falei que você é o nosso cara da imprensa para um projeto que desenvolvemos aqui nesta semana de aulas com o Olavo (de Carvalho)".
Alan: "Sobre o Hang, quando ele voltar da Europa, falarei com ele".
Eduardo responde: "Beleza. Falei no macro com o Hang".
Quatro meses depois, Allan dos Santos escreve: "Luciano Hang tá dentro. Patrocínio para o programa".
A CPI também teve acesso a uma conversa entre o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang. Depois de procurado por Allan, Luciano Hang responde: "Eduardo Bolsonaro me falou que conversou contigo".
Nesta semana, a CPI da Covid aprovou uma nova convocação do empresário Luciano Hang para coletar o depoimento na próxima quarta-feira (29). Ele já havia sido convocado anteriormente pela comissão.